Como tudo começou

16/10/2012 18:00

 

Os primeiros habitantes do município de Canavieiras – ao qual Mascote pertenceu por longo tempo – eram descendentes, em sua grande maioria, de portugueses que lá se estabeleceram nas primeiras décadas do ano de 1700. Em decorrência de existência de terras férteis, localizada às margens do rio Pardo, aqueles aventureiros iniciaram ali a exploração da cana-de-açúcar e do cacau vindo da região amazônica, já que estas constituíam as atividades agrícolas  de maior evidência na época.
O crescimento das áreas exploradas tornou inevitável a formação de aglomerados urbanos que se transformaram, mais tarde, em  pequenos povoados. Mascote se destacou em relação aos demais por possuir um desenvolvimento mais acentuado em termos econômicos e foi elevado em 8 de agosto 1936 à categoria de distrito. Mas foi através da Lei Estadual número 1885/61, do ano de 1963, que o distrito de Mascote ficou totalmente desvinculado de Canavieiras.
Hoje, Pimenta e Novo Horizonte se constituem nos distritos de São João do Paraíso e Teixeira do Progresso, nos povoados  que complementam a configuração administrativa do atual município de Mascote.

 

Sua população estimada em 2004 era de 13 997 habitantes. Possui uma área de 711,762 km². Sua economia gira em torno da agropecuária, com produção de cacau e de gado bovino, principalmente. A produção pesqueira, obtida em seu principal curso d'água - o rio Pardo - atende ao consumo local, com fornecimento de parte menor disso a municípios da região, como Camacan.